Projeto
(Plano de aula)
IDENTIFICAÇÃO
C.E.I REGINA CHCHETO SPRÍCIGO
Diretora: Sheila
Público Alvo – Alunos da Educação
Infantil Pré I
Perfil da classe:
A classe aqui descrita é composta de 16
alunos em sua totalidade, sendo 9 meninas e 7 meninos.
Todos os educando tem entre 5 e 6 anos.
Destes dezesseis alunos, sete alunos
freqüentam o período integral e os outros período vespertino.
Todos os alunos, de modo geral, são
participativos, com grande interesse nas atividades desenvolvidas em sala de aula.
Estão no processo de construção da escrita e da leitura, porém, cabe ressaltar,
que as atividades têm que ser aplicadas de forma lúdicas, sendo necessárias,
atividades curtas e sempre diversificadas.
Professora: Zozima Machado dos Santos
DURAÇÃO:
O projeto se caracteriza por ser uma atividade
continuada, não possui tempo determinada para o seu término.
Inicio: Mês de junho
PROBLEMA:
v Todo
lixo produzido pelo homem pode ser reciclado?
TÍTULO:
v Reciclar
é preciso, separar os tipos de lixo uma necessidade.
OBJETIVO GERAL:
v Promover
hábitos de reciclagem, mas especificamente a separação dos tipos de lixo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Conscientizar
sobre a necessidade da separação do lixo;
v Diferenciar
os tipos de lixos;
v Estimular
a prática de novos hábitos;
v Planejar
uma horta na escola, reutilizando objetos reciclados;
v Familiarizar
com as 4 regras básicas da reciclagem: REUTILIZAR, RECICLAR, REDUZIR,
RECUPERAR;
v Utilizar
o lixo orgânico na horta há ser desenvolvida;
v Visualizar
em mural o período de decomposição de cada elemento;
v Reconhecer
os elementos ( tipos de lixo) prejudiciais à natureza;
v A
conscientização da importância da reciclagem para o meio ambiente;
v Identificar
para selecionar os materiais ( tipos de lixo);
v Despertar
em cada criança para as inter-relações entre os elementos que compõem o meio
ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante.
JUSTIFICATIVA
Numa
breve conversa com os educando, percebi que os tipos principais de lixo
(Papéis, plásticos, metal e vidro) já são de conhecimento deles devido a outros
trabalhos desenvolvidos na Instituição. Sendo assim, faltava então aprender a
separação dos mesmos. Então o nosso título do projeto: “Reciclar é preciso,
separar os tipos de lixo uma necessidade”.
Não
basta só falar em meio ambiente sustentável, em reciclagem, ver na televisão
programas sobre como estamos preservando o meio ambiente, se em nossas casas e
na Instituição de Ensino, ainda não se tem o hábito de separar o lixo. Não
basta construirmos juntos com a criança vários brinquedos com garrafas pet e
outros. Saber reciclar todos os
resíduos, respeitar o meio ambiente, mudar a mentalidade de que é necessário
lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta. E para
isso é necessário vontade, desejo e persistência.
No
dia 17 de maio se comemora o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que
comemorações, são necessárias atitudes dia após dia. Se, desde pequeno, a criança observa o
cuidado e o hábito de separar os lixos (vidros, papéis, plásticos, eletrônicos,
metais e outros...), também será levado a ter o mesmo comportamento quando
adulto. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a
criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de
materiais na escola.
A
reciclagem, em âmbito mundial, caminha ainda a passos muito lentos. No Brasil,
quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de
reciclagem, já existem muitas pessoas ganhando e se sustentando por meio da
Reciclagem de diversos materiais. Mas as maiores dificuldades do pessoal que
trabalha com a coleta desses materiais é como as pessoas jogam os seus Resíduos
(lixos). Mesmas aquelas pessoas que se julgam estar separando o lixo, não está
fazendo de forma correta, pois muitos desses lixos em sacolas (separadas)
muitas estão contaminados de resíduos impróprios ao processo de separação para
um novo reaproveitamento. O Brasil
desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e um maior
engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice
de embalagens reaproveitadas.
ATIVIDADES:
v Construção
de uma horta vertical,
v Coleta
de garrafas pets,
v Coleta
de lixo orgânico,
v Organizar
latões para os diversos tipos de lixo pintado e identificado, para serem
colocados no pátio da Instituição;
v Envolver
a comunidade nessa coleta de materiais;
v Separação
do lixo coletado;
v Encaminhar
o lixo para catadores ou em empresas de reciclagem;
v Fazer
sabão com o óleo de cozinha;
v Ver
vídeos sobre o tema;
v Fazer
mural do tempo de decomposição desses resíduos na terra;
v Ler
livros sobre o tema “ O menino que quase morreu afogado no lixo” “Ruth Rocha”;
v Assistir
filmes: “Wall-e” e Xuxinha e “Guto contra os monstros do Espaço”;
v Aplicar
o lixo orgânico na terra;
v Visualizar
a decomposição dos lixos orgânicos;
v Conhecer
os lixos eletrônicos;
v Conversas
de compreensão sobre o tema;
v Conversas
de explicações sobre o que foi exposto durante a aula;
v Fazer
bolos com cascas de frutas e legumes;
v Construção
de um minhocário com lixo orgânico.
METODOLOGIA
PLANO DE AÇÃO 1
Iniciamos com o filme
do Wall-e. O filme passa no ano 2805, a Terra é um planeta abandonado
e coberto por lixo, com o resultado de décadas de consumismo em massa. No ano
2110, o ar da Terra se tornou muito tóxico para suportar a vida, forçando a
humanidade a permanecer no espaço. No começo do filme, apenas uma unidade WALL·E
permanece ativa, tendo desenvolvido uma consciência e coletado vários artefatos
do lixo enquanto realiza seu dever, também se tornando amigo de uma barata.
Um dia, WALL·E descobre uma pequena planta crescendo
entre o lixo e a leva para casa, um depósito. No espaço na nave estelar o
comandante envia para a terra um robô avançada com o objetivo de saber se a
poluição da terra já havia melhorado se havia a possibilidade de a população
retornar ao seu planeta.
Durante esse tempo as pessoas sofreram severas transformações
como perdas de massa óssea e se tornaram obesos mórbidos e totalmente
dependentes das máquinas (computador central).
Com o retorno da EVA e Wall-e, as pessoas percebem
que a terra se recuperou e que eles já podem retornar para o planeta e reestruturar
a vida na terra.
PLANO DE AÇÃO 2
Conversar com as
crianças sobre o lixo orgânico, como é difícil para as crianças trazerem de
suas casas, juntaremos os lixos orgânicos da própria Instituição e daremos
inicio ao projeto da horta vertical, enterrando o lixo orgânico no local que
vai ser feito a horta.
PLANO DE AÇÃO 3
Fazer um aviso para os pais, pedindo que guardem as
garrafas pets e mandem para a escola. Recolhimento de garrafas pets.
PLANO DE AÇÃO 4
A professora prepara a
estrutura para fazer a horta, recolhendo o material necessário (bambu,
palanques e outros.
PLANO DE AÇÃO 5
A professora prepara as
garrafas pets recortando e furando para o plantio das verduras.
PLANO DE AÇÃO 6
Iniciaremos com o
plantio da hortaliça alface. Comprarei as mudas já crescidas.
PLANO DE AÇÃO 7
Conseguir e organizar
latões de lixo como: pinturas e identificar os tipos de lixos.
PLANO DE AÇÃO 8
Envolver a comunidade
para a reciclagem. Marcando um dia para que possam trazer qualquer tipo de lixo
para a Instituição como: pilha, oléo de cozinha, lixos eletrônicos e outros que
desejem se desfazer.
PLANO DE AÇÃO 9
Conversar com o pessoal
de catadores de lixos para que possam nesse dia vir pegar esse material. Na
nossa cidade também temos o pessoal da FAMOR (Fundação do Meio Ambiente de
Orleans).
PLANO DE AÇÃO 10
Localizar dentre esses materiais (lixo), materiais
que possam ser construídos diversos brinquedos e organizar uma exposição.
MATERIAL
DIDÁTICO/RECURSOS
CDs/
som
Sucatas
Papéis
diversos
Internet/computador/softwares
Folhas
xerocadas
Tintas
e pincéis
Lápis
coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina
fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/
jornais
Livros
de literatura infantil
Cola
Tesoura
Tecidos
Globo
terrestre
Software
Google heart.
Garrafas
pets
Latões
de lixos.
RECURSOS
PARA O PLANTIO DA HORTA
Os
materiais básicos definidos para um manejo adequado são:
Ancinho
– utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado.
Colher
de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas.
Enxada
– usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
Garfo
– coleta de mato e folhagem
Regadores
de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças. (Nesse caso foi feito
com garrafas de amaciante de roupas).
Atividades desenvolvidas:
Estarei postando as fotos assim que der.
- MONTAGEM DA HORTA
Preparando os litros para o plantio da Alface
Mudas de alface
Quanta curiosidade
Nossa horta vertical
Cebolinhas verdes - plantadas pela Dona Rita
Couve - plantadas pela Dona Rita
Olha o amiguinho que encontramos se alimentando com a nossa couve - uma linda lagarta
Os ovinhos da lagarta
A Pro Zozima mostrando os ovinhos da lagarta
E como elas comem rapidinhos as folhas de couve.
Já tem repolho
Agora estamos plantando mudas de morangos
Estarei postando as fotos assim que der.
Palestra - Empresa Librelato
O nosso projeto não foi o ganhador, mas agradecemos a Empresa Librelato pelo incentivo e pelo carinho que nos recebeu, quando entregamos o projeto e também no encerramento, pois fomos merecedores de muito carinho e também de uma placa de Honra ao mérito, dentre outros presentes recebemos uma Palestra sobre Sustentabilidade do nosso Planeta, sementes para plantar e o mais importante os latões de lixo indicando todos os tipos de lixo. E com esses grandes presentes poderemos dar continuidade de forma mais concreta o nosso projeto.
NOSSO MUITO OBRIGADO AO PESSOAL DA LIBRELATO.
3 comentários:
Ameiii!
Ameiii!
GOSTEI MUITO. PARABÉNS PELO TRABALHO.
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