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domingo, 9 de setembro de 2012

Projeto Reciclar é preciso

Projeto (Plano de aula)
IDENTIFICAÇÃO
C.E.I  REGINA CHCHETO SPRÍCIGO
Diretora: Sheila
Público Alvo – Alunos da Educação Infantil Pré I
Perfil da classe:
A classe aqui descrita é composta de 16 alunos em sua totalidade, sendo 9 meninas e 7 meninos. 
Todos os educando tem entre 5 e 6 anos.
Destes dezesseis alunos, sete alunos freqüentam o período integral e os outros período vespertino.
Todos os alunos, de modo geral, são participativos, com grande interesse nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Estão no processo de construção da escrita e da leitura, porém, cabe ressaltar, que as atividades têm que ser aplicadas de forma lúdicas, sendo necessárias, atividades curtas e sempre diversificadas.
Professora: Zozima Machado dos Santos

DURAÇÃO:
O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, não possui tempo determinada para o seu término.
Inicio: Mês de junho

PROBLEMA:
v  Todo lixo produzido pelo homem pode ser reciclado?

TÍTULO:
v  Reciclar é preciso, separar os tipos de lixo uma necessidade.


OBJETIVO GERAL:
v  Promover hábitos de reciclagem, mas especificamente a separação dos tipos de lixo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v  Conscientizar sobre a necessidade da separação do lixo;
v  Diferenciar os tipos de lixos;
v  Estimular a prática de novos hábitos;
v  Planejar uma horta na escola, reutilizando objetos reciclados;
v  Familiarizar com as 4 regras básicas da reciclagem: REUTILIZAR, RECICLAR, REDUZIR, RECUPERAR;
v  Utilizar o lixo orgânico na horta há ser desenvolvida;
v  Visualizar em mural o período de decomposição de cada elemento;
v  Reconhecer os elementos ( tipos de lixo) prejudiciais à natureza;
v  A conscientização da importância da reciclagem para o meio ambiente;
v  Identificar para selecionar os materiais ( tipos de lixo);
v  Despertar em cada criança para as inter-relações entre os elementos que compõem o meio ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante.

JUSTIFICATIVA
Numa breve conversa com os educando, percebi que os tipos principais de lixo (Papéis, plásticos, metal e vidro) já são de conhecimento deles devido a outros trabalhos desenvolvidos na Instituição. Sendo assim, faltava então aprender a separação dos mesmos. Então o nosso título do projeto: “Reciclar é preciso, separar os tipos de lixo uma necessidade”.
Não basta só falar em meio ambiente sustentável, em reciclagem, ver na televisão programas sobre como estamos preservando o meio ambiente, se em nossas casas e na Instituição de Ensino, ainda não se tem o hábito de separar o lixo. Não basta construirmos juntos com a criança vários brinquedos com garrafas pet e outros.  Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, mudar a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta. E para isso é necessário vontade, desejo e persistência.
No dia 17 de maio se comemora o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia.  Se, desde pequeno, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os lixos (vidros, papéis, plásticos, eletrônicos, metais e outros...), também será levado a ter o mesmo comportamento quando adulto. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.
A reciclagem, em âmbito mundial, caminha ainda a passos muito lentos. No Brasil, quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem, já existem muitas pessoas ganhando e se sustentando por meio da Reciclagem de diversos materiais. Mas as maiores dificuldades do pessoal que trabalha com a coleta desses materiais é como as pessoas jogam os seus Resíduos (lixos). Mesmas aquelas pessoas que se julgam estar separando o lixo, não está fazendo de forma correta, pois muitos desses lixos em sacolas (separadas) muitas estão contaminados de resíduos impróprios ao processo de separação para um novo reaproveitamento.  O Brasil desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e um maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.

ATIVIDADES:
v  Construção de uma horta vertical,
v  Coleta de garrafas pets,
v  Coleta de lixo orgânico,
v  Organizar latões para os diversos tipos de lixo pintado e identificado, para serem colocados no pátio da Instituição;
v  Envolver a comunidade nessa coleta de materiais;
v  Separação do lixo coletado;
v  Encaminhar o lixo para catadores ou em empresas de reciclagem;
v  Fazer sabão com o óleo de cozinha;
v  Ver vídeos sobre o tema;
v  Fazer mural do tempo de decomposição desses resíduos na terra;
v  Ler livros sobre o tema “ O menino que quase morreu afogado no lixo” “Ruth Rocha”;
v  Assistir filmes: “Wall-e” e Xuxinha e “Guto contra os monstros do Espaço”;
v  Aplicar o lixo orgânico na terra;
v  Visualizar a decomposição dos lixos orgânicos;
v  Conhecer os lixos eletrônicos;
v  Conversas de compreensão sobre o tema;
v  Conversas de explicações sobre o que foi exposto durante a aula;
v  Fazer bolos com cascas de frutas e legumes;
v Construção de um minhocário com lixo orgânico.

METODOLOGIA

PLANO DE AÇÃO 1
Iniciamos com o filme do Wall-e. O filme passa no ano 2805, a Terra é um planeta abandonado e coberto por lixo, com o resultado de décadas de consumismo em massa. No ano 2110, o ar da Terra se tornou muito tóxico para suportar a vida, forçando a humanidade a permanecer no espaço. No começo do filme, apenas uma unidade WALL·E permanece ativa, tendo desenvolvido uma consciência e coletado vários artefatos do lixo enquanto realiza seu dever, também se tornando amigo de uma barata.
Um dia, WALL·E descobre uma pequena planta crescendo entre o lixo e a leva para casa, um depósito. No espaço na nave estelar o comandante envia para a terra um robô avançada com o objetivo de saber se a poluição da terra já havia melhorado se havia a possibilidade de a população retornar ao seu planeta.
Durante esse tempo as pessoas sofreram severas transformações como perdas de massa óssea e se tornaram obesos mórbidos e totalmente dependentes das máquinas (computador central).
Com o retorno da EVA e Wall-e, as pessoas percebem que a terra se recuperou e que eles já podem retornar para o planeta e reestruturar a vida na terra.
PLANO DE AÇÃO 2
Conversar com as crianças sobre o lixo orgânico, como é difícil para as crianças trazerem de suas casas, juntaremos os lixos orgânicos da própria Instituição e daremos inicio ao projeto da horta vertical, enterrando o lixo orgânico no local que vai ser feito a horta.
PLANO DE AÇÃO 3
Fazer um aviso para os pais, pedindo que guardem as garrafas pets e mandem para a escola. Recolhimento de garrafas pets.
PLANO DE AÇÃO 4
A professora prepara a estrutura para fazer a horta, recolhendo o material necessário (bambu, palanques e outros.
PLANO DE AÇÃO 5
A professora prepara as garrafas pets recortando e furando para o plantio das verduras.
PLANO DE AÇÃO 6
Iniciaremos com o plantio da hortaliça alface. Comprarei as mudas já crescidas.
PLANO DE AÇÃO 7
Conseguir e organizar latões de lixo como: pinturas e identificar os tipos de lixos.
PLANO DE AÇÃO 8
Envolver a comunidade para a reciclagem. Marcando um dia para que possam trazer qualquer tipo de lixo para a Instituição como: pilha, oléo de cozinha, lixos eletrônicos e outros que desejem se desfazer.

PLANO DE AÇÃO 9
Conversar com o pessoal de catadores de lixos para que possam nesse dia vir pegar esse material. Na nossa cidade também temos o pessoal da FAMOR (Fundação do Meio Ambiente de Orleans).
PLANO DE AÇÃO 10
Localizar dentre esses materiais (lixo), materiais que possam ser construídos diversos brinquedos e organizar uma exposição.

MATERIAL DIDÁTICO/RECURSOS

CDs/ som
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Tecidos
Globo terrestre
Software Google heart.
Garrafas pets
Latões de lixos.


RECURSOS PARA O PLANTIO DA HORTA

Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:

Ancinho – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado.
Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas.
Enxada – usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
Garfo – coleta de mato e folhagem
Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças. (Nesse caso foi feito com garrafas de amaciante de roupas).

Atividades desenvolvidas: 


  • MONTAGEM DA HORTA
 Preparando os litros para o plantio da Alface







 Mudas de alface


 Quanta curiosidade












 Nossa horta vertical


 Cebolinhas verdes - plantadas pela Dona Rita
 Couve - plantadas pela Dona Rita
 Olha o amiguinho que encontramos se alimentando com a nossa couve - uma linda lagarta



 Os ovinhos da lagarta







 A Pro Zozima mostrando os ovinhos da lagarta


E como elas comem rapidinhos as folhas de couve.

 Já tem repolho



 Agora estamos plantando mudas de morangos









Estarei postando as fotos assim que der.









Palestra - Empresa Librelato

O nosso projeto não foi o ganhador, mas agradecemos a Empresa Librelato pelo incentivo e pelo carinho que nos recebeu, quando entregamos o projeto e também no encerramento, pois fomos merecedores de muito carinho e também de uma placa de Honra ao mérito, dentre outros presentes recebemos uma Palestra sobre Sustentabilidade do nosso Planeta, sementes para plantar e o mais importante os latões de lixo indicando todos os tipos de lixo. E com esses grandes presentes poderemos dar continuidade de forma mais concreta o nosso projeto.
NOSSO MUITO OBRIGADO AO PESSOAL DA LIBRELATO.







































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